SOBRE

          O Colégio Gênios foi fundado em 2003, por iniciativa da professora Maria Luciene da Silva, tendo como lema "educando para a vida", e tendo como meta filosófica principal, educar crianças da comunidade da Barra do Ceará e adjacentes, buscando formar nessas comunidades pessoas conscientes, dignas e éticas.
          A escola recebeu o nome de Gênios, numa homenagem aos filhos da diretora, que gostavam muito de desenhos e admiravam os pequenos gênios da literatura infantil.
Hoje, o colégio oferece Educação Infantil, com crianças à partir dos 2 anos de idade e se estende até o 5º ano do ensino fundamental I. Além de oferecer creche integral e reforço escolar no período da tarde.
          O ensino na Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em aspecto físico, psicológico e social, complementando assim a ação da família e da comunidade.
Seus objetivos são de proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança em aspecto físico, psicomotor, intelectual e social. Ampliar suas experiências e estimular interesse pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
          Seus objetivos específicos é provocar o desenvolvimento da inteligência da criança. A compreensão do seu meio e, consequentemente, a uma constante interação com ele. Estimular criança para uma gradual conquista de sua autonomia como meio para adquirir hábitos e formar atitudes de convivência harmoniosa.
        O plano político pedagógico do colégio tem como coluna mestra mostrar aos pais que a criança constitui um ser em constante desenvolvimento em suas dimensões afetivas, intelectual, física, moral e social.
          Ela não é apenas um "vir à ser", mas como definiu Platão ou seja, apenas "possibilidades", mas um ser em constante construção do "ser pessoa", como nos assegura Piaget.
Como pessoa em crescimento, a criança é ao mesmo tempo razão, sensibilidade e ação. O centro desse desenvolvimento é afetividades, pois segundo Piaget, sem este elemento não há desenvolvimento.
          A aprendizagem é, portanto, resultante do PENSAR, do SENTIR, e do AGIR, bem como, sequência do desenvolvimento da inteligência ligada a ação, pois como sujeito ativo da construção do seu conhecimento, o sujeito tanto influencia como é influenciado pelo meio em que vive.
        O Gênios tem uma boa estrutura, com 1 playground coberto e outro descoberto, cama elástica, piscina de bolinhas, biblioteca, videoteca, sala de leitura.
           O quadro de professoras é formado por profissionais competentes e são orientadas por uma psicopedagoga, assistidas por uma coordenadora pedagógica e dirigidas por uma diretora pedagógica, formada em administração escolar e especialista em Língua Portuguesa e Literatura brasileira.
          Nossas festas de 1ª Formatura e festas Juninas são comemoradas em áreas externas, em buffet, e são muito elogiadas pelos pais e formandos.
          Queremos agradecer a todos que confiaram e confiam em nosso trabalho, aos nossos alunos, pais e familiares, aos professores, coordenadores, secretários e funcionários da escola.
Esperamos contar sempre com a ajuda de nossos familiares e que tenhamos a honra de conviver mais um próximo ano letivo cheio de muita paz e harmonia.


A Direção.